Tel. 55 11 3061 3612 / 99281 5321
MPVM Eventur - Vencedora do Prêmio Topo Empreendedor 2009
 

Home \ Dicas e Artigos \ O que é Agroturismo ?



O que é Agroturismo ?

Não se pode negar que o agroturismo é intrínseco ao turismo rural, e isso se pode afirmar pelas práticas da realidade brasileira.

No que se refere ao conceito (que inclusive, já foi e é ainda questionado por alguns autores, na teoria, no modo teórico aliado à realidade da prática, a atividade de agroturismo pode ser definida como:

“Uma atividade de exploração agrícola e/ou de criação de gado, aliada ao turismo rural como atividade complementar de renda familiar e geração de emprego nas comunidades locais”.

Para facilitar o entendimento do leitor, na prática, quando são realizadas visitas turísticas às fazendas rurais que possuem atividades agrícolas e de criação de gado, o turista paga um valor pela entrada (ingresso da visita) e ainda experimenta a degustação do produto, já extraído diretamente do próprio plantio local com a possibilidade de comprar o produto adquirido localmente na própria fazenda.

Esse mesmo produto que era anteriormente só produzido pela agricultura de subsistência, dependendo do porte da fazenda e da estrutura de sua produção, distribuição e logística, poderá ser ou não comercializado nos mercados locais.

Tais atividades são realizadas de forma estruturada, levando em conta o tamanho das fazendas, normalmente de pequeno e médio porte, que necessitam, do apoio dos grupos de visitas turísticas abertas ao publico (brasileiros e estrangeiros), para contribuir com o desenvolvimento local, na medida em que gerará emprego e renda (conforme a demanda) como forma de contribuição na melhoria da qualidade de vida das pessoas dessas comunidades locais.

O roteiro é realizado por agências especializadas em turismo rural, normalmente para grupos e inclui visitas às fazendas do século XVIII e XIX (sendo algumas gravadas pela rede globo em novelas e seriados) com cerca de no máximo três horas de distância por trecho podendo ser realizadas inclusive aos finais de semanas com finalidade turística e/ou estudantil.

O programa em algumas dessas fazendas envolve visita à casa grande, senzala, demonstração do cultivo de plantio, relato da história, visita à fazenda e/ou almoço e quando necessário com guia ou monitores bilíngue.


Mais informações no site www.mpvmeventur.com.br


< Voltar para Artigos

 

 

Viagem e Turismo Eventos Navegação  

Turismo Nacional
Turismo Internacional
Roteiros Exóticos
Pacotes Turísticos
Lua de Mel

Eventos de Agronegócios
Consultoria Personalizada
Organização de Eventos

Home
Quem Somos
Dicas e Artigos
Informe Turistico / Tarifas


Fotos
Contato
Mapa do site
* MPVM Eventur - Marca Registrada no INPI *